terça-feira, 15 de junho de 2010

CONCEITOS BÁSICOS

Um dos grandes problemas que enfrentamos na contabilidade de custos é quanto aos diversos termos utilizados. Custos, Gastos, Despesas e Investimentos são alguns dos termos que utilizamos e constantemente nos geram dúvidas quando temos que classificar determinados documentos. Para podermos conversar na mesma linguagem em nossas empresas procura definir os principais conceitos da contabilidade de Custos:

1)GASTOS
É todo sacrifício financeiro para se obter um produto ou serviço qualquer,é um conceito bem amplo e se aplica a qualquer aquisição de bens ou serviço em uma empresa tais como:gastos com a compra de matéria – primas, gastos com pagamentos dos salários,gastos com a aquisição de equipamentos, gastos com a contratação de serviço de terceiros e etc.

2)INVESTIMENTOS
Gastos ativados em função de sua vida útil ou de benefício atribuíveis a futuro período, ou seja, são os gastos “estocados” nos ativos das empresas, para baixa ou amortização quando de sua venda, consumo, desaparecimento ou de sua desvalorização.
O explosivo é um gasto contabilizado temporariamente como investimento circulante; uma máquina é um gasto que se transforma num investimento permanente.

3)CUSTOS
É o gasto com aquisição de bens ou serviços a serem aplicados na produção de outros bens ou serviços.
Por exemplo, os gastos com matérias – primas, mão de obra de operários da produção, energia elétrica ou outro tipo de bem ou serviço serão classificado como custo de produção sempre que utilizados para a fabricação de outro bem ou serviço.
Outro ponto a salientar é que o explosivo que é ativado quando comprado, será apropriado a custos quando requisitado e consumido na produção das minas.
Da mesma forma, a máquina que foi ativada como investimento permanente, terá a sua depreciação apropriada a custos (caso seja instalada na produção) gradativamente de acordo com o tempo estimado de sua vida útil.

4)DESPESAS
Bens ou serviços consumidos direta ou indiretamente para obtenção de receitas. Os gastos com transporte e custodia de ouro, por exemplo, se tornam despesas de imediato.
AS despesas são itens que reduzem o patrimônio liquido e tem essas características de representar sacrifício no processo de obtenção de receitas.
Como exemplos têm os gastos com materiais e salários das áreas administrativas, as comissões dos vendedores, etc. Todos se transformam em despesa quando realizados.
Já os gastos que foram apropriados a custos, somente serão levadas as despesas quando da venda dos produtos (CPV).

2 comentários:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir