terça-feira, 15 de junho de 2010

O PROCESSO PRODUTIVO

Procure conhecer todo o processo produtivo de sua empresa. Conhecer não significa visitar a mina ou a metalurgia. Significa entender a importância do serviço prestado pela geologia, saber todos os passos do processo dentro da mina, a termologia utilizada, as dificuldades nas apropriações, a questão de desenvolvimento e serviço de apoio. Na metalurgia, além de conhecer o fluxo do minério, saber o que cada produto químico importante faz para se obter o ouro, como funciona a fundição, o laboratório, o tratamento de eflentes e o que o rejeito e como é o controle de seu nível. E a manutenção?Temos que conhecer todos os seus problemas. Não podemos esquecer que é uma área sempre usada como “bode expiatório” para as áreas de produção explicar os problemas de custos e operacionais. Será sempre verdade?
E o custo administrativo? Você já deve ter ouvido alguém da área de produção dizer: “É... esta despesa administrativa é muito alta. Este pessoal ganha muito bem...Nós reduzimos custos e ele aumentam”e outras insinuações deste tipo.Você sabe dizer se é verdade ou mentira?Você sabe o que compõe este grupo de despesa?E aquele valor que “a contabilidade”passa,você já passou saber o que é?
Portanto, conhecer o processo produtivo é muito mais do que visitar a mina e a metalurgia.Se pudermos conversar com o homem de produção e responde-lhe todas estas questões,estaremos realmente prestando um bom serviço aos nossos clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário