terça-feira, 15 de junho de 2010

ESCLARECIMENTOS DOS CUSTOS

O QUE É CUSTO DIRETO?
É aquele que pode ser apropriado diretamente ao produto, sem necessidade de se efetuar rateios.
É o caso dos materiais consumidos diretamente nos produtos (ex: explosivos), o valor da mão de obra dos operários que trabalham com o produto (ex: mineiros) e os serviços contratados diretamente para a produção (ex: energia elétrica).
Estes gastos têm apropriações diretas e medidas bem definidas.

O QUE É CUSTO INDIRETO?
Este caso tem como se apropriar de forma objetiva (diretamente), sendo necessário a utilização de critérios de rateios que, em muitos casos, são subjetivos.
Como exemplo tem os gastos com as áreas de apoio (manutenção, suprimentos, etc.), administração da produção, aluguel, etc.

O QUE É CUSTO FIXO?
São os custos que ocorrem independentemente do volume que se produz, ou seja, mesmo que a produção pare o gasto vai ocorrer. Como exemplo tem alugueis os salários da supervisão, as despesas administrativas, etc.

O QUE É CUSTO VARIÁVEL?
São os custos que ocorrem em função do volume produzido, ou seja, os valores variam de acordo com acréscimo/decréscimo da produção.
Como exemplo, temos os materiais usados diretamente na produção, a energia elétrica, a mão de obra dos operários, etc.
A correta classificação entre fixo e variável é muito importante para uma boa análise de custos e tomada de decisões. Entretanto, nem sempre é fácil, podendo um custo que teoricamente é variável ser fixo como é o exemplo da mão de obra direta, uma vez que a variação da produção nem sempre significa redução ou aumento do custo com os operários.
Temos, também, os custos que são fixos até um determinado volume de produção e a partir deste volume passam a ser variáveis (ou vice-versa). Mas não vamos tratar desse assunto nesse módulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário