terça-feira, 15 de junho de 2010

CONSIDERAÇOES

1) A DIFICIL SEPARAÇÃO, NA PRÁTICA, DE CUSTOS E DESPESAS.
Teoricamente, a separação é fácil: os gastos relativos ao processo de produção são custos, e os relativos à administração, às vendas e aos financiamentos são despesas.
Entretanto, temos situações onde a apropriação correta se torna difícil, sendo na maioria dos casos usados critérios de rateios nem sempre perfeitos. Como exemplos têm os gastos do setor pessoal, do setor de compras, etc.
Para minimizar os efeitos dessa dificuldade, devemos sempre levar em consideração a materialidade dos valores envolvidos, a constância com que os gastos são incorridos, etc.
Em suma, só devem ser rateados e ter uma parte apropriada a custos e outra despesas do período os valores relevantes que visivelmente contêm ambos os elementos e podem, por critério de rateios não excessivamente arbitrário, ser dividido nos dois grupos.

2) ONDE TERMINA OS CUSTOS DE PRODUÇÃO.
É fácil visualizar onde começam os custos de produção, mas em alguns casos podemos ter dúvidas onde terminam. Esta dúvida surge no momento de se segregar gastos que podem ser custos ou despesas de vendas. Por exemplo, as embalagens de um produto podem ser custo ou despesa dependendo de como o produto é estocado, ou seja:
*CUSTOS quando o produto é estocado já embalado;
*DESPESA quando a embalagem é utilizada apenas no momento da venda, pois o produto é estocado a granel (sem embalagem).
No caso das empresas que possuem produtos valiosos (ouro, por exemplo) é comum a estocagem em locais mais seguros (custodia em banco) com gastos tanto de transporte como de aluguel. Neste caso que ainda não ocorreu à venda, estes gastos são custos ou despesas? Serão consideradas despesas uma vez que os gastos são para manter o produto já acabado em lugar seguro.

3) GASTOS COM PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS.
Temos duas formas de contabilização: despesa ou diferido. No Brasil é permitida a contabilização como despesas em função de que não se tem certeza de que os gastos com pesquisas sejam passiveis se amortização. Isto porque caso o estudo não tenha sucesso o gasto, caso seja ativado, deverá ser baixado contra resultado.
Entretanto, os gastos com a preparação de um novo produto já definido o seu lançamento (ou uma nova mina) será ativado (diferido).
É o caso dos gastos Pré-Operacionais na abertura de uma nova mina.

4) O PROCESSO PRODUTIVO
Outro ponto importante a ser salientado é que o profissional de custos deve conhecer profundamente o processo produtivo da empresa onde trabalha.
Este conhecimento é fundamental para se definir adequadamente o sistema apropriação de custos.
Nas empresas de mineração este fato é muito importante uma vez que dentro da mina existem diversas atividades que nem sempre será apropriado aos custos de produção, como é o caso de determinado desenvolvimento, perfuração e/ou desmontagem de rocha que não são tratadas no mesmo período. Neste caso podem ser diferidos ou estocados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário